Motor Casal
M131, um motor de 50cc para fins industriais.
Casal K190
Turismo produz 5.3cv às 7500rpm. Esta maquina de 50cc tem uma caixa de 4
velocidades.
Casal K161
de 1967 estando disponível com arranque a pedais ou KickStart, fazendo dela
a primeira motorizada da Casal.
Ao observar a
exposição de qualquer grande loja de motorizadas, entre as
peso-pluma Japonesas, certamente encontrará uma ou duas Casal.
Apesar do estilo ser
parecido com o das motorizadas vindas do país do sol nascente, elas de facto
vêm de uma cidade de Portugal chamada Aveiro.
Portugal nunca teve
reputação na construção de motorizadas e motas, mas as coisas estão a mudar
e existe lá uma industria em expansão..
As principais
empresas são a SIS e a Casal, apesar de existirem outros construtores de menor
dimensão.
Enquanto que a SIS
fabrica motorizadas de 50cc com motor Sachs importado, a Casal produz os
seus próprios motores e componentes de motorizadas. Por um lado a história
da Casal podia ser como a da Honda, só que numa escala muito menor e com um
progresso mais lento.
Não sendo Portugal
um dos países mais ricos, os meios de transporte baratos têm sido um dos bens
mais procurados nos ultimos anos. O clima é muito agradável para viagens em
duas rodas e são basicamente estas as principais razões para a criação e
crescimento de uma indústria nacional de Motas e Motorizadas.
Curiosamente
a empresa Casal de início não tinha previsto construir Motociclos. O
Senhor João Casal formou a sua empresa em 1953 para produzir motores.
Inicialmente estes destinavam-se à agricultura e indústria, mas também
foram construidos outros para várias outras fábricas instalarem nas suas
Motorizadas.
Olhando para os
pequenos motores Casal constata-se que os carteres pelo menos relembram os
da grande marca alemã da Zundapp.
Não é uma surpresa,
se soubermos que quando o sr. Casal formou a sua empresa contratou técnicos
da Zundapp que estiveram ao seu serviço pelo menos até 1971
Todos os motores
Casal produzidos até hoje foram construções a dois tempos, mas isso poderá
mudar no futuro.
Construindo a sua
nova fábrica em 1953 em Aveiro, uma cidade com 30.000 habitantes, o sr.
Casal cedo viu uma boa possibilidade do mercado interno absorver o seu
produto. É fundamental a conquista do mercado interno quando se quer
exportar para o estrangeiro. Na verdade mesmo hoje em dia cerca de 80% da
produção da Casal é vendida em Portugal! Os motores, a maior parte deles com
turbina de ar, vendem-se bem, e foi em 1965 antes do primeiro veículo Casal ser
produzido.
Foi de facto um
motor de Scooter chamada Carina S170. Tratava-se de uma 50cc a 2 tempos com
potência de 5.2cv às 7300rpm.
A corrente traseira
é em banho de oleo e é um modelo que prova ser popular. A primeira
Motorizada surgiu em 1967 e tratava-se da K160 de duas velocidades.
Muito normal nas
motorizadas, foi acompanhada pela K161, possuindo esta arranque a pedais ou
kickstarter. No meio disto a empresa mudou o nome para Metalurgia Casal
SARL tornando-se uma Sociedade Anónima de Responsabilidade limitada.
As motorizadas
provaram ser tão populares como a Scooter e os motores vendem-se muito bem. A
fábrica apresenta um aumento de 30% ao ano.
Casal S2,
uma maquina com 2 velocidades no punho e 2.5cv.
Casal SS4
Super Sport desenvolvendo 5.2cv às 7500rpm do motor de 50cc
Quando em 1970, foi
acordado que a fábrica Casal se deveria tornar independente dos Consultores
da Alemanha Ocidental, foi necessário recrutar Engenheiros novos vindos das
Universidades Portuguesas.
A troca no pessoal
coincidiu com a evolução da corrente situação e determinou a forma como a
empresa deveria
direccionar os seus esforços no futuro. Os Japoneses eram obviamente as
pessoas a observar, e os Engenheiros olham cuidadosamente para os tipos de
maquinas que eles farão no futuro e em grande quantidade.
Uma novidade de
grande importância. Foi revelada uma nova mota de 125cc, a K260.
Indubitavelmente, a
produção desta linha de montagem demonstrou que os portugueses aprenderam
muito com os seus tutores, e podem produzir motorizadas de grande qualidade.
Depois de uma tão
grande expansão, a empresa começa a ter um grande interesse na exportação.
As primeiras motorizadas entraram na Dinamarca em 1968, mas agora outros
países estão na mira. Um tentáculo da fábrica será brevemente aberto em
Angola, a qual servirá para cobrir os países do Sul de Africa. Outros países
serão brevemente abastecidos directamente por Aveiro.
Casal K270
de 125cc a 2 tempos e a K280 de 250cc de
1975, equipadas com travão de disco na roda da frente.
A Classe de 50cc e
também a de 75cc foi um grande negócio para a Casal nos inicios da década de
70. Foram estas as classes onde a Casal ganhou maior sucesso. Uma grande
quantidade destas motorizadas sairia dos portões da fábrica nos anos
seguintes: Verdadeiras Turisticas com arranque a pedais, motores de turbina
de ar e correntes totalmente tapadas: Modelos desportivos para atrair
a juventude, e mesmo pequenas motorizadas Trail.
Muitas motorizadas
têm sem duvida um aspecto oriental e isso é uma jogada sábia.
O público que
procura estas pequenas motorizadas é atraido por esta concepção e a Casal
benificiou com isso. Mas de nenhuma forma a Casal copiou os Japoneses,
seguindo meramente as suas tendências.
As mais desportivas
125cc foram produzidas, sendo a K270 a de maior interesse. O motor é
praticamente igual ao utilizado na K260.,
Muito atraente para
os jovens, a K270 vem equipada com um travão de disco frontal e tem uma
imagem muito desportiva.
Enquanto a produção
de Motociclos e Ciclomotores se faz a bom ritmo, o desenvolvimento de
maquinas de maior capacidade continua.
Foi comunicado que a 125cc de motocross
se encontrava em testes mas não apareceria ainda em 1976. O que
apareceu em 1975 foi uma nova 250cc de estrada, a K280.
Inteiramente nova,
motor incluido, é uma mota muito atraente, uma dois tempos na melhor
tradição da Casal. Tem um longo escape e um travão de disco na
roda da frente. Ainda não foi produzida, devido ao facto da Casal
ainda continuar com a mota em testes.
Certamente promete
vir a ser uma excelente maquina.
Há também noticias
de
que a Casal está a desenvolver motores de 350 e 500cc, rompendo com as suas
tradições, devido ao facto de serem motores a 4 tempos.
Tal como a Honda, a
fábrica Casal quer produzir automóveis. Em 1976 já foram tomadas deligências
para esse fim.
Duas vistas
da Casal K186 Phanton 5, uma motorizada desportiva de 5 velocidades
comandadas pelo pé. É apresentada com novos travões de tambor à frente e
atrás.
O senhor Casal nunca
sonharia que a sua fábrica fosse crescer tanto. Novos edificios foram
construidos com o passar dos anos; Eles cobrem mais de 17.000m2 e ainda vão
crescer mais! A força de trabalho cresceu igualmente, e hoje são mais de
1000 pessoas.
E não é para
afrouxar o ritmo, pois será muito maior no futuro. Qualquer dia a
produção de Portugal poderá vir a ser mais identificada quando se falar em
Casal do que quando se falarem nos famosos vinhos de origem Portuguesa!
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